Grupo 2
Cândida Nawema K. Tchiwila
4º Ano – Manhã
Psicologia da Educação
Planificação
do blogue
Magistério
Primário da Santa Cruz
Disciplina:
Psicologia geral
Tema
4:
Aprendizagem, Motivação e Memória
Sumario:
A Aprendizagem
Classe:
10ª
Objectivo
Geral - Levar os alunos ao conhecimento da importância da
aprendizagem.
Objectivos
Específicos - Garantir que no depois de aluno ler
este blogue, ele seja capaz de:
Ø -
Definir aprendizagem;
Ø -
Identificar os factores que influenciam a aprendizagem;
Ø -
Descrever os factores que influenciam a aprendizagem.
Resumo da matéria
Podemos
dizer que a característica mais importante do ser humano é a capacidade de
aprender, aprender sempre, em qualquer momento e em qualquer lugar. É a
aprendizagem que lhe permite que se adapte às condições do ambiente, que esta
sempre em mudança, assegurando-lhe a flexibilidade do comportamento
4.1-
Conceito de Aprendizagem
A
aprendizagem pode ser definida como modificação ou alteração relativamente
estável e duradoura do comportamento que resulta do exercício, da experiencia,
treino ou estudo.
Podemos
afirmar que, no homem a aprendizagem é a base do comportamento: o ser humano é
um ser inacabado, pouco dependente dos esquemas genéticos rígidos. Por isso a
aprendizagem desempenha um papel importante no processo de adaptação do sujeito
ao meio.
4.2-
Factores da aprendizagem
O
facto é que a aprendizagem difere-se de indivíduo para indivíduo de espécie
para espécie. Tal deve-se a uma pluralidade de factores, o que significa que
são vários os factores que influenciam a aprendizagem de forma mais ou menos
directa, mas menos conscientes e em grau de abrangências e de importâncias
diversos. Assim, destacaremos os factores considerados mais relevantes: quer
facilitadores da aprendizagem, quer inibidores da mesma.
Factores
que favorecem a aprendizagem
São considerados
factores que facilitam a aprendizagem a inteligência, a motivação, a
aprendizagem anterior e experiencia e os factores sociais.
1-
Inteligência: existe uma relação entre a
inteligência e aprendizagem. A inteligência é a capacidade de aprender.
Efectivamente uma pessoa com mais capacidade intelectual, aprenderá com mais
facilidade.
2-
Motivação: a motivação tem sido definida
como uma tensão que leva o indivíduo a agir com dinamismo e empenho em
determinada direcção. Ela tem um papel importante na aprendizagem: o desejo de
aprender é um papel decisivo. Motivado, o sujeito tem uma atitude activa na
aprendizagem. A motivação pode decorrer de factores interno (motivação
intrínseca) ou de factores externo (motivação extrínseca).
3-
Aprendizagem anterior e experiencias: as
experiencias anteriores influenciam profundamente na aprendizagem, elas
permitem efectuar transferência do conhecimento no sentido em que podem
condicionar de forma positiva ou negativa.
4-
Factores sociais: o meio social onde se
provem influencia a aprendizagem. Razões económicas e culturais determinam com
frequência os nossos interesses, valores e atitudes.
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