Aprendizagem, Motivação e Memória


Grupo 2

Cândida Nawema K. Tchiwila

4º Ano – Manhã

Psicologia da Educação 

Planificação do blogue

Magistério Primário da Santa Cruz

Disciplina: Psicologia geral

Tema 4: Aprendizagem, Motivação e Memória

Sumario: A Aprendizagem

Classe: 10ª

Objectivo Geral - Levar os alunos ao conhecimento da importância da aprendizagem.

Objectivos Específicos - Garantir que no depois de aluno ler este blogue, ele seja capaz de:

Ø  - Definir aprendizagem;

Ø  - Identificar os factores que influenciam a aprendizagem;

Ø  - Descrever os factores que influenciam a aprendizagem.

Resumo da matéria

Podemos dizer que a característica mais importante do ser humano é a capacidade de aprender, aprender sempre, em qualquer momento e em qualquer lugar. É a aprendizagem que lhe permite que se adapte às condições do ambiente, que esta sempre em mudança, assegurando-lhe a flexibilidade do comportamento 

4.1- Conceito de Aprendizagem

            A aprendizagem pode ser definida como modificação ou alteração relativamente estável e duradoura do comportamento que resulta do exercício, da experiencia, treino ou estudo.

Podemos afirmar que, no homem a aprendizagem é a base do comportamento: o ser humano é um ser inacabado, pouco dependente dos esquemas genéticos rígidos. Por isso a aprendizagem desempenha um papel importante no processo de adaptação do sujeito ao meio.

4.2- Factores da aprendizagem

O facto é que a aprendizagem difere-se de indivíduo para indivíduo de espécie para espécie. Tal deve-se a uma pluralidade de factores, o que significa que são vários os factores que influenciam a aprendizagem de forma mais ou menos directa, mas menos conscientes e em grau de abrangências e de importâncias diversos. Assim, destacaremos os factores considerados mais relevantes: quer facilitadores da aprendizagem, quer inibidores da mesma.

Factores que favorecem a aprendizagem

São considerados factores que facilitam a aprendizagem a inteligência, a motivação, a aprendizagem anterior e experiencia e os factores sociais.

1-      Inteligência: existe uma relação entre a inteligência e aprendizagem. A inteligência é a capacidade de aprender. Efectivamente uma pessoa com mais capacidade intelectual, aprenderá com mais facilidade.

2-      Motivação: a motivação tem sido definida como uma tensão que leva o indivíduo a agir com dinamismo e empenho em determinada direcção. Ela tem um papel importante na aprendizagem: o desejo de aprender é um papel decisivo. Motivado, o sujeito tem uma atitude activa na aprendizagem. A motivação pode decorrer de factores interno (motivação intrínseca) ou de factores externo (motivação extrínseca).

3-      Aprendizagem anterior e experiencias: as experiencias anteriores influenciam profundamente na aprendizagem, elas permitem efectuar transferência do conhecimento no sentido em que podem condicionar de forma positiva ou negativa.

4-      Factores sociais: o meio social onde se provem influencia a aprendizagem. Razões económicas e culturais determinam com frequência os nossos interesses, valores e atitudes.

Comentários