INTRODUÇÃO
A idade pré-escolar é considerada a fase mais bela da
vida em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se
torna estruturalmente capacitado para o exercício de actividades psicológicas
mais complexas como por exemplo: o uso da linguagem articulada. Quase todas
teorias do desenvolvimento admitem que a idade pré – escolar é de fundamental
importância na vida humana por ser esse o período em que os fundamentos da
personalidade começam a tomar formas claras e definidas.
Ao falarmos sobre o tema em causa ”O
DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR”,
queremos dizer que é um tema bastante delicado e, merece muitos cuidados ao
abordarmos o mesmo.
Antes, começamos por definir o que é o Desenvolvimento é
o conjunto de processos activos e contínuos que ocorrem no ser humano, desde
que nasce até que morre, e que deriva da interacção entre o sistema nervoso,
neuromuscular, endócrino e o meio que rodeia a criança ao longo da sua vida.
O desenvolvimento físico é a mudança na estrutura
corporal enquanto que o desenvolvimento psíquico é ganho de novas funções na
capacidade de conhecimento do «eu» e do mundo social.
I
CAPÍTULO
1. O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA
CRIANÇA EM IDADE PRÉ – ESCOLAR
Durante essa fase da pré – escolaridade a criança poderá
começar a poder a sua gordura infantil. Devera também começar crescer em altura
e ficar mais magra começando simultaneamente a desenvolver os músculos.
A criança deverá adquirir entre 2 a 3 kg por ano. O seu
maior ganho de peso acontece nas primeiras fases deste período pré – escolar.
O ganho médio em altura é acerca de 5 a 7,5 cm por anos
os dentes molares definitivos deverá a começar a nascer quando a criança tiver
cerca de 4 a 5 anos de idade.
Deverá saber se a criança é dextra ou canhota por voltar
de 5 anos de idade.
1.1
MOVIMENTO (CONTROLO E CAPACIDADE CORPORAIS)
As crianças em idade
pré – escolar são bastante activas. Ela utiliza o corpo para transmitir os seus
pensamentos e sentimentos as outras pessoas. Deverá aprender nesta fase como
controlar o seu equilíbrio e tomar os seus movimentos mais coordenados e menos
desajustados (deslizante). Por voltas dos 5 anos de idade a criança deverá
fazer o seguinte:
-
Caminhar facilmente para frente e para
trás.
- Manter
– se de pé e equilibrar – se no pé direito ou no pé esquerdo durante 5 a 10
segundos.
- Subir
e descer escadas em utilizando um pé em cada degrau.
- Saltar
e pular num só pé balançar e trepar.
- Conduzir
um triciclo.
- Atirar
e apanhar uma bola grande ou pequena.
1.2
MOVIMENTO (CAPACIDADE DAS MÃOS E DOS DEDOS)
O controlo dos músculos é uma aptidão cada vez maior para
ser ajudar a criança em idade pré – escolar a desenvolver capacidade nas mãos e
dos dedos. Nesta idade há maior consciência da forma como os objectos se
relacionam com os outros. Por volta dos 4 anos de idade, a coordenação da
criança e a capacidades das mãos e dos dedos estarão totalmente desenvolvidos.
No final deste período de crescimento, a criança conseguirá efectuar o
seguinte:
-
Colocar líquido em recipiente de
diferentes tamanhos.
- Empilhar
blocos com uma altura de 9 a 10 cubos e construir uma ponte utilizando três
cubos.
-
Começar desenvolver capacidade de
escrita.
-
Esticar uma corda grande.
-
Traçar ou copiar um círculo um quadrado
e uma cruz por volta de 3 a 4 anos de idade.
-
Utilizar tesouros para cortar imagens
seguindo um traçado.
1.3
ACTIVIDADES DIÁRIAS
Durante este período pré – escolar, a criança poderá
começar a traçar do seu próprio corpo.
A criança deverá ser capaz de fazer as seguintes coisas
quando atingir o final do período pré – escolar.
-
Lavar os dentes
-
Vestir – se e despir – se com pouca
ajuda dos pais.
-
Desenvolver controlos nocturnos da
bexiga e dos intestinos, com inicio de três (3anos) de idade.
-
Ajuda a por a mesa alimentar – se a si
próprio utilizando garfo e faca.
-
Calçar os seus próprios sapatos e tentar
apertar os atacadores dos sapatos (mas sem conseguir dar os laços).
1.4
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
O vocabulário da criança (quantidades das palavras)
cresce rapidamente durante os anos de pré – escolaridade.
Deverá começar a expressar os seus sentimentos com
palavras em vez de utilizar acções; tais como chorar, agarrar, atingir ou
morder. É muito importante ser paciente porque a criança poderá falar de forma
interrompida. Poderá estar sempre a colocar questões sobre significado das
palavras ou coisas. Ela deverá ser capaz de fazer o seguinte: Quando atingir o
período de pré - escolaridade.
- Antes
de atingir os anos da pré – escolaridade a criança falava utilizando apenas
frases e duas palavras. Agora já é capaz de pronunciar frases com 6 a 8
palavras utilizando as regras básicas de uma Estórias e (contar histórias ou
fantasias mais compridas) conta-las.
- A
criança poderá utilizar frases mais exigentes tais como “Anda cá”.É uma
excelente altura para começar ensinar a criança as frases “Obrigado e Por
favor” poderá contar os dias de semana e outras palavras relacionadas com o
tempo. Presente, passado, futuro, compreender o significado de duas coisas
serem iguais ou diferentes.
1.5
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
Nos primeiros anos deste período pré – escolar a criança
poderá sentir dificuldades em estabelecer a diferença entre realidade e a
fantasia. Poderá pensar que ela nem sempre estará a dizer a verdade, embora não
tenha qualquer intenção de mentir. A criança deverá começar a verificar que as
outras pessoas têm ideias diferentes das delas; obedecerá as suas ordens mas
não compreenderá porque razão algo está certo ou errado; é bastante curiosa em
relação ao número, querendo por exemplo; saber porque razão o céu é azul. O seu grau de atenção aumenta cada vez mais e
capaz de prestar atenção durante pelo menos 20 a 25 minutos.
1.6
RELACIONAMENTO FAMILIAR
As pessoas mais importantes na vida da criança em idade
pré – escolar são as suas famílias (Pai, Mãe, Irmãos e Irmãs).
Este período a criança pretenderá agradar – lhe. Mas se
exigir demasiado da criança ela poderá tornar – se rebelde. Por volta dos 4
anos de idade, a criança poderá começar a sentir ciúme dos irmãos ou irmãs. As
suas frustrações costumam ser descarregadas em cima dos pés ou das mãos.
- Nos
primeiros anos desta fase, a criança começará frequentemente a brincar sozinha
e com seus brinquedos. Aos 3 anos de idade começará querer brincar com outras
crianças mas não demonstrará qualquer vontade de partilhar os seus brinquedos,
ela cumprirá as regras mas apenas da maneira como as compreende.
- Por
volta dos 4 anos de idade, a criança começará a utilizar brincadeiras como
formas de resolver os seus problemas ou sem receios.
- Pelos
5 a 6 anos de idade a criança ficará menos dependente dos outros, mas confiante
e independente. Começará ainda compreender melhor como se deverá comportar em
sociedade, como partilhar, cooperar e como cumprir as regras.
CONCLUSÃO
Em linhas de conclusão, podemos
compreendemos que durante a fase da pré-escolaridade a criança poderá começar a
perder a sua gordura infantil. Devera também começar a crescer em altura e a
ficar mais magra começando simultaneamente a desenvolver os músculos. Nesta
idade é bastante activa. Ela utiliza o corpo para transmitir os seus
pensamentos e sentimos as outras pessoas. Deverá também controlar nesta fase o
seu equilíbrio e tornar os seus movimentos mais coordenados e menos
desajustados por formas a crescer rapidamente durante os anos da
pré-escolaridade. Deverá começar a expressar os seus sentimentos com palavras
em vez utilizar acções; tais como chora agarrar atingir ou morder.
Nos primeiros anos deste período a
criança poderá sentir dificuldades em estabelecer a diferença entre a realidade
e a fantasia, pensar que ela nem sempre estará a dizer a verdade, embora não
tenha qualquer intenção de mentir. Quanto ao relacionamento familiar, as
pessoas mais importantes na vida da criança em idade pré-escolar são as suas
famílias (pai, mãe, irmãos e irmãs). Este período a criança pretenderá
agradar-lhe. Mas, se exigir demasiado da criança ela poderá torna-se rebelde.
Que a idade escolar que começa anos 6
anos de idade ocorre uma serie de mudanças de índole físico, motor e
psicológico. A partir desta idade o grau de desenvolvimento é avaliado
pessoalmente pelo rendimento escolar, pela maneira de assumir responsabilidade
e pelas suas condutas sociais e morais.
Em suma chegamos a conclusão que esta
fase é igualmente importante a partir de perspectivas, já que constitui um
momento critico na formação da personalidade e no estabelecimento de novos
círculos de relação, em que a criança tem de um lado, o âmbito do seu núcleo
familiar, e do outro o formado pelos companheiros e professores.
BIBLIOGRAFIA
- PIAGET, J.A
Psicologia da criança, Ed. Rio de Janeiro: Bertrad Brasil, 1998
- Augusto A.L.ALVES,
D.C. MANHARINO, I.C; GERUDE, 1-Terapia Nutricional.
- Texto de Apoio de
Psicologia de Desenvolvimento
-
Dicionário de Língua Portuguesa Porto Editora
- Bee, H.L & Mitchei, S.K (1984). A pessoa em Desenvolvimento. São Paulo: Harbra.
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