IDADE PRE ESCOLAR


INTRODUÇÃO

            A idade pré-escolar é considerada a fase mais bela da vida em termos de psicologia evolutiva, pois é nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de actividades psicológicas mais complexas como por exemplo: o uso da linguagem articulada. Quase todas teorias do desenvolvimento admitem que a idade pré – escolar é de fundamental importância na vida humana por ser esse o período em que os fundamentos da personalidade começam a tomar formas claras e definidas.

            Ao falarmos sobre o tema em causa O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E PSICOLÓGICO DA CRIANÇA EM IDADE ESCOLAR”, queremos dizer que é um tema bastante delicado e, merece muitos cuidados ao abordarmos o mesmo.

            Antes, começamos por definir o que é o Desenvolvimento é o conjunto de processos activos e contínuos que ocorrem no ser humano, desde que nasce até que morre, e que deriva da interacção entre o sistema nervoso, neuromuscular, endócrino e o meio que rodeia a criança ao longo da sua vida.

            O desenvolvimento físico é a mudança na estrutura corporal enquanto que o desenvolvimento psíquico é ganho de novas funções na capacidade de conhecimento do «eu» e do mundo social.

           

I CAPÍTULO

1.      O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM IDADE PRÉ – ESCOLAR

            Durante essa fase da pré – escolaridade a criança poderá começar a poder a sua gordura infantil. Devera também começar crescer em altura e ficar mais magra começando simultaneamente a desenvolver os músculos.

            A criança deverá adquirir entre 2 a 3 kg por ano. O seu maior ganho de peso acontece nas primeiras fases deste período pré – escolar.

            O ganho médio em altura é acerca de 5 a 7,5 cm por anos os dentes molares definitivos deverá a começar a nascer quando a criança tiver cerca de 4 a 5 anos de idade.

            Deverá saber se a criança é dextra ou canhota por voltar de 5 anos de idade.

1.1 MOVIMENTO (CONTROLO E CAPACIDADE CORPORAIS)

As crianças em idade pré – escolar são bastante activas. Ela utiliza o corpo para transmitir os seus pensamentos e sentimentos as outras pessoas. Deverá aprender nesta fase como controlar o seu equilíbrio e tomar os seus movimentos mais coordenados e menos desajustados (deslizante). Por voltas dos 5 anos de idade a criança deverá fazer o seguinte:

-        Caminhar facilmente para frente e para trás.

-   Manter – se de pé e equilibrar – se no pé direito ou no pé esquerdo durante 5 a 10 segundos.

-   Subir e descer escadas em utilizando um pé em cada degrau.

-   Saltar e pular num só pé balançar e trepar.

-   Conduzir um triciclo.

-   Atirar e apanhar uma bola grande ou pequena.

1.2 MOVIMENTO (CAPACIDADE DAS MÃOS E DOS DEDOS)

            O controlo dos músculos é uma aptidão cada vez maior para ser ajudar a criança em idade pré – escolar a desenvolver capacidade nas mãos e dos dedos. Nesta idade há maior consciência da forma como os objectos se relacionam com os outros. Por volta dos 4 anos de idade, a coordenação da criança e a capacidades das mãos e dos dedos estarão totalmente desenvolvidos. No final deste período de crescimento, a criança conseguirá efectuar o seguinte:

-        Colocar líquido em recipiente de diferentes tamanhos.

- Empilhar blocos com uma altura de 9 a 10 cubos e construir uma ponte utilizando três cubos.

-        Começar desenvolver capacidade de escrita.

-        Esticar uma corda grande.

-        Traçar ou copiar um círculo um quadrado e uma cruz por volta de 3 a 4 anos de idade.

-        Utilizar tesouros para cortar imagens seguindo um traçado.

1.3 ACTIVIDADES DIÁRIAS

            Durante este período pré – escolar, a criança poderá começar a traçar do seu próprio corpo.

            A criança deverá ser capaz de fazer as seguintes coisas quando atingir o final do período pré – escolar.

-        Lavar os dentes

-        Vestir – se e despir – se com pouca ajuda dos pais.

-        Desenvolver controlos nocturnos da bexiga e dos intestinos, com inicio de três (3anos) de idade.

-        Ajuda a por a mesa alimentar – se a si próprio utilizando garfo e faca.  

-        Calçar os seus próprios sapatos e tentar apertar os atacadores dos sapatos (mas sem conseguir dar os laços).

 

1.4 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

            O vocabulário da criança (quantidades das palavras) cresce rapidamente durante os anos de pré – escolaridade.

            Deverá começar a expressar os seus sentimentos com palavras em vez de utilizar acções; tais como chorar, agarrar, atingir ou morder. É muito importante ser paciente porque a criança poderá falar de forma interrompida. Poderá estar sempre a colocar questões sobre significado das palavras ou coisas. Ela deverá ser capaz de fazer o seguinte: Quando atingir o período de pré - escolaridade.

-       Antes de atingir os anos da pré – escolaridade a criança falava utilizando apenas frases e duas palavras. Agora já é capaz de pronunciar frases com 6 a 8 palavras utilizando as regras básicas de uma Estórias e (contar histórias ou fantasias mais compridas) conta-las.

-       A criança poderá utilizar frases mais exigentes tais como “Anda cá”.É uma excelente altura para começar ensinar a criança as frases “Obrigado e Por favor” poderá contar os dias de semana e outras palavras relacionadas com o tempo. Presente, passado, futuro, compreender o significado de duas coisas serem iguais ou diferentes.

1.5 DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL

            Nos primeiros anos deste período pré – escolar a criança poderá sentir dificuldades em estabelecer a diferença entre realidade e a fantasia. Poderá pensar que ela nem sempre estará a dizer a verdade, embora não tenha qualquer intenção de mentir. A criança deverá começar a verificar que as outras pessoas têm ideias diferentes das delas; obedecerá as suas ordens mas não compreenderá porque razão algo está certo ou errado; é bastante curiosa em relação ao número, querendo por exemplo; saber porque razão o céu é azul.  O seu grau de atenção aumenta cada vez mais e capaz de prestar atenção durante pelo menos 20 a 25 minutos.

1.6 RELACIONAMENTO FAMILIAR

            As pessoas mais importantes na vida da criança em idade pré – escolar são as suas famílias (Pai, Mãe, Irmãos e Irmãs).

            Este período a criança pretenderá agradar – lhe. Mas se exigir demasiado da criança ela poderá tornar – se rebelde. Por volta dos 4 anos de idade, a criança poderá começar a sentir ciúme dos irmãos ou irmãs. As suas frustrações costumam ser descarregadas em cima dos pés ou das mãos.

-      Nos primeiros anos desta fase, a criança começará frequentemente a brincar sozinha e com seus brinquedos. Aos 3 anos de idade começará querer brincar com outras crianças mas não demonstrará qualquer vontade de partilhar os seus brinquedos, ela cumprirá as regras mas apenas da maneira como as compreende.

-      Por volta dos 4 anos de idade, a criança começará a utilizar brincadeiras como formas de resolver os seus problemas ou sem receios.

-      Pelos 5 a 6 anos de idade a criança ficará menos dependente dos outros, mas confiante e independente. Começará ainda compreender melhor como se deverá comportar em sociedade, como partilhar, cooperar e como cumprir as regras.

 

CONCLUSÃO

Em linhas de conclusão, podemos compreendemos que durante a fase da pré-escolaridade a criança poderá começar a perder a sua gordura infantil. Devera também começar a crescer em altura e a ficar mais magra começando simultaneamente a desenvolver os músculos. Nesta idade é bastante activa. Ela utiliza o corpo para transmitir os seus pensamentos e sentimos as outras pessoas. Deverá também controlar nesta fase o seu equilíbrio e tornar os seus movimentos mais coordenados e menos desajustados por formas a crescer rapidamente durante os anos da pré-escolaridade. Deverá começar a expressar os seus sentimentos com palavras em vez utilizar acções; tais como chora agarrar atingir ou morder.

Nos primeiros anos deste período a criança poderá sentir dificuldades em estabelecer a diferença entre a realidade e a fantasia, pensar que ela nem sempre estará a dizer a verdade, embora não tenha qualquer intenção de mentir. Quanto ao relacionamento familiar, as pessoas mais importantes na vida da criança em idade pré-escolar são as suas famílias (pai, mãe, irmãos e irmãs). Este período a criança pretenderá agradar-lhe. Mas, se exigir demasiado da criança ela poderá torna-se rebelde.

Que a idade escolar que começa anos 6 anos de idade ocorre uma serie de mudanças de índole físico, motor e psicológico. A partir desta idade o grau de desenvolvimento é avaliado pessoalmente pelo rendimento escolar, pela maneira de assumir responsabilidade e pelas suas condutas sociais e morais.

Em suma chegamos a conclusão que esta fase é igualmente importante a partir de perspectivas, já que constitui um momento critico na formação da personalidade e no estabelecimento de novos círculos de relação, em que a criança tem de um lado, o âmbito do seu núcleo familiar, e do outro o formado pelos companheiros e professores.     

 

BIBLIOGRAFIA

 

- PIAGET, J.A Psicologia da criança, Ed. Rio de Janeiro: Bertrad Brasil, 1998

- Augusto A.L.ALVES, D.C. MANHARINO, I.C; GERUDE, 1-Terapia Nutricional.

- Texto de Apoio de Psicologia de Desenvolvimento

- Dicionário de Língua Portuguesa Porto Editora  

 

- Bee, H.L & Mitchei, S.K (1984). A pessoa em Desenvolvimento. São Paulo: Harbra.

 

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